Espaço Natura Joabe Reis

Espaço Natura Joabe Reis
Click na imagem e Compre Produtos Natura acessando o site http://rede.natura.net/espaco/joabereis produtos Natura, como perfumes, com até 60% de desconto em relação a revista.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Inseminação artificial é aposta de pecuarista do travessão 190 norte, zona rural de Uruará (PA)

Por Joabe Reis e Cirineu Santos
Pecuarista de Uruará aposta em inseminação artificial e garante rentabilidade satisfatória
Os programas de melhoramento genético são ferramentas que fazem a diferença na seleção do rebanho. Em Uruará o pecuarista Domingos Bispo, que tem sua propriedade no travessão do km 190 Norte da Transamazônica (entre as cidades de Uruará e Placas (PA)), investe em genética e em tecnologias na prática da Inseminação Artificial em Bovinos. Segundo ele, este tem sido um ramo que tem crescido consideravelmente. “Desde quando iniciamos este trabalho o rebanho valorizou. A procura de bezerros é grande. A inseminação é renda garantida”, disse otimista.
Domingos Bispo disse ainda que quando iniciou o projeto percebeu que o investimento com profissionais era alto. Teve a idéia e acreditou na formação acadêmica de seus filhos para atuarem na área. “Coloquei meus dois filhos na faculdade, um em zootecnia e outro em veterinário e agora estão formados, os custos reduziram e a rentabilidade ampliou. Reiniciamos o laboratório para transferência de embrião e a clientela é garantida”, disse.
O pecuarista falou das dificuldades enfrentadas e dos investimentos que devem ser aplicados para o desenvolvimento do setor no município. “Falta investimento nesta área, tanto das agências financeiras bem como do setor público. É muito difícil a situação das estradas na nossa vicinal e em todas as estradas vicinais do município. Não tem como você fazer o transporte dos animais. Temos uns touros para entregar e não podemos atender nossos clientes devido às péssimas condições das estradas e das pontes que estão acabadas em Uruará. Com isto o prejuízo é grande”, relatou.
O pecuarista destacou ainda que a base técnica e os investimentos políticos são imprescindíveis. “Falta alguém que acredita no potencial do campo. Um político que dê atenção na agricultura. Uruará não tem um projeto para agricultura e pecuária, isso dificulta muito nosso trabalho”, reclama.

O uso de inseminação artificial em bovinos tem entre as vantagens a possibilidade de melhorar a genética do rebanho em ampla escala, ampliar a produtividade em um menor período de tempo, reduzindo os custos de produção e agregando competitividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário