Espaço Natura Joabe Reis

Espaço Natura Joabe Reis
Click na imagem e Compre Produtos Natura acessando o site http://rede.natura.net/espaco/joabereis produtos Natura, como perfumes, com até 60% de desconto em relação a revista.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Com bom preço e baixo custo de produção Urucum é alternativa para a agricultura familiar em Uruará (PA)

Por Joabe Reis
Foto: Joabe Reis
Urucum corresponde às expectativas em Unidade de Observação no município de Uruará visitada por alunos da Casa Familiar Rural
A cultura do urucu, ou urucum, tem se transformado numa excelente alternativa para a agricultura familiar no município de Uruará, sudoeste do Pará, com bom preço e baixo custo de produção. Desde o reinicio da reinserção do cultivo do urucum no município em 2011, dezenas de famílias vem adotando a mencionada lavoura como uma opção preferencial para diversificar a produção no campo, de acordo com dados informados pela Cooperativa Agropecuária Vale do Uruará (COOMAVUR) já são mais de 200 famílias produzindo a semente que é vendida seca, sendo comercializada a R$ 5,50 o quilo atualmente, o que tem possibilitado um aumento significativo no rendimento financeiro destas famílias. 
Foto/Joabe V. Reis
E para acompanhar todas as fazes da vida produtiva do Urucum, com o objetivo de ser uma plantação modelo, em caráter de estudo, foi cultivada uma área de 1 hectare com 400 pés da lavoura no travessão do km 185 sul,  plantio este realizado pela COOMAVUR detentora dos direitos da área cedida pela prefeitura municipal e que fica a 7 quilômetros do centro urbano de Uruará. A lavoura com pouco mais de 1 ano plantada já está quase pronta para fornecer a 1ª colheita. Nesta quarta-feira, 29 de março, 15 alunos da Casa Familiar Rural do município visitaram a Unidade de Observação quando puderam agregar na grade curricular de ensino maior conhecimento sobre o cultivo do Urucum.
O dia de campo teve a participação do Assistente de Pesquisa, Darcisio Quanz, da Embrapa Amazônia Oriental, segundo ele o urucum é uma boa alternativa para a agricultura familiar. “A Unidade de Observação serve como modelo para os agricultores. A Embrapa já vem trabalhando com o urucum a mais de 20 anos e a gente vem selecionando variedades, dando ênfase na questão da pectina (o corante), selecionando também plantas mais resistentes a pragas e doenças. E estamos disponibilizando isto para o município. O urucum é uma boa alternativa para a agricultura familiar, mas é uma cultura que demanda mais da mão de obra familiar, requer pouco espaço de terra e você sempre vai ter uma renda extra na sua propriedade. Realmente eu recomendo que se você tiver um pequeno espaço perto de casa que faça o plantio de urucum”, disse Darcísio.
O aluno da Casa Familiar Rural, Dhyonata Mesquita, que cursa o 3º ano do ensino médio integrado ao técnico em agropecuária, disse dos pontos que puderam ser observados na lavoura de urucum visitada. “A gente pode observa aqui é que está sendo levados em consideração todos os tratos culturais, como limpeza, adequação do plantio, espaçamento, quantidade de pé por cova, de 2 pés”, destacou.
Cirilo Nicolodi
O presidente da Coomavur, Cirilo Nicolodi, falou sobre a plantação da unidade de observação. “Essas plantas já estão com 1 ano e 1 mês, e daqui a 30 dias já começaremos a fazer a 1ª colheita. Foi muito bom ter a visita dos alunos da Casa Familiar Rural porque eles ajudarão a disseminar a cultura do urucum nas comunidades deles. Aqui eles puderam ver que para a agricultura familiar a melhor alternativa é o urucum, não tem outra. O preço é interessante, a produção é interessante e é fácil de plantar”, pontuou.

Cirilo Nicolodi, que já foi secretário de agricultura do município de Uruará, é o principal incentivador da adoção do urucum por parte dos agricultores, sendo o responsável pela implantação da cultura no município, inclusive distribuindo sementes através da Coomavur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário