sexta-feira, 12 de maio de 2017

Uruará: 120 recebem documento reservista

Por Joabe Reis
Junta de Serviço Militar de Uruará entrega 120 documentos a reservistas, entre eles o vereador Dinho
Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, A Junta de Serviço Militar de Uruará (PA) realizou um ato solene para formalizar a entrega de 120 documentos reservistas. Foram contemplados com o documento jovens cidadãos que completam 18 anos em 2017, chamada classe convocada, e também cidadãos acima de 18 anos, a maioria, que só agora buscaram ficar em dias com o serviço militar.
O secretário José de Aquilino conversou com a nossa reportagem e enfatizou a importância do documento. “Esse é um trabalho que dignifica a gente. Mas o mais importante é saber lidar e atender bem ao cidadão. É uma meta do serviço militar e nós temos que cumprir com isto. Um alô que a gente dá para as pessoas é que procurem a junta de serviço militar antes de precisar do documento. Mas quero deixar aqui explicado que a classe convocada, ou seja, que completa 18 anos esse ano, pode fazer o alistamento militar pela internet, os demais tem que procurar a Junta de Serviço Militar. O documento militar é o documento que coloca apto o cidadão a exercer uma função pública, por exemplo, ou fica impedido de tirar passaporte, ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino superior”, disse Aquilino.
O prazo para o alistamento militar deste ano vai até 30 de junho. Os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) para se inscrever. O alistamento também pode ser feito pela internet em alguns estados do País, como é o caso do Pará.
O alistamento é obrigatório e, sem ele, o rapaz fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.
O serviço militar inicial tem duração de 12 meses e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses. Os jovens que se alistam na Junta de Serviço Militar de Uruará são dispensados do serviço militar.
O vereador do município de Uruará, Edson Pereira Santos, o Dinho, 42 anos, (PHS)esteve entre os contemplados que receberam o documento de reservista nesta sexta-feira, e recebeu o documento das mãos do também vereador do município, Leonardo Alves, que prestigiou o ato solene. 
Participar desse momento é motivo de muita felicidade estar aqui recebendo esse documento. Eu tinha reservista, mas perdi e nunca liguei, agora corri atrás e graças a Deus consegui”, disse o vereador Dinho. O vereador ainda falou sobre os primeiros 4 meses de trabalho como vereador. “Eu acredito que esses 4 meses nossos, nós estamos fazendo um bom trabalho. Eu acredito muito no nosso prefeito, ele está fazendo coisas que prefeito nenhum fez em 4 meses, e junto com a Câmara de Vereadores, porque nós estamos trabalhando em parceria, eu estou acreditando muito e se Deus quiser vai dar tudo certo e dentro de 1 ano o pessoal estará nos dando parabéns”, afirmou.

O vereador Leonardo Alves (PT do B) também respondeu sobre os seus primeiros 120 dias no legislativo municipal. “Graças a Deus o povo me deu essa oportunidade a qual eu quero honrar com muito trabalho, com muita seriedade e responsabilidade, como representante do povo. Eu tenho certeza e muita convicção que iremos tirar o município dessa situação que a gente pegou numa situação muito burocrática e muito ruim. Mas com a união do povo e a união dos legisladores e coma união do nosso prefeito e nosso vice-prefeito Sidnei, tem tudo pra gente tirar o nosso município dessa situação e alavancar de vez o desenvolvimento do nosso município de Uruará”, disse Leonardo Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário